9 de ago. de 2011

Exame de urina, como fazer?

Exame de Urina

É comum ir ao médico e sair de lá com as mãos cheias de pedidos de exames, um dos mais pedidos depois do popular hemograma é o exame de urina. Pra que serve, como é feita a coleta, como o exame é feito?
São perguntas como estas que deixam nossos pacientes impacientes e cheios de dúvidas. Saibam quais são os três tipos de analises de urina mais comuns e como são feitas.

- O EAS (Elementos anormais e sedimentos) ou como é mais conhecido como Urina tipo 1;
- Urina de 24 horas;
- Urocultura ou Urinocultura.

O EAS – Elementos Anormais e Sedimentoscopia: É o mais simples deles. É coletada uma quantidade de urina que varia de 40 a 50 ml no pote plástico. Para este exame solicitamos normalmente que seja a primeira urina da manhã e que despreze o primeiro jato. O desprezo do primeiro jato ajuda na eliminação das impurezas e células que descamaram da parede do epitélio, fazendo que seja feita uma limpeza da uretra. Com o jato de urina a seguir encher o recipiente, chamamos de jato médio.
Para maior eficiência e agilidade no exame, sugerimos que a urina seja coletada no próprio laboratório. Por que quanto mais fresca estiver à amostra mais confiável é o resultado do exame e descarta-se a possibilidade de proliferação bacteriana, inviabilizando a amostra. No caso de a coleta não ser no laboratório ou o paciente não morar próximo ao mesmo, é desejável que o pote seja guardado em uma sacola e colocado na geladeira por até 4 horas no máximo e levado o mais rápido possível ao laboratório. No caso de não refrigerada, o exame tem que ser feito em até 2 horas.

                                                 

O exame é dividido em duas partes, a primeira parte é onde é colocada uma fita dipstick (esta fita libera dados qualitativos e não quantitativos) na urina. Esta fita possui vários quadrinhos compostos por substâncias químicas que mudam de cor quando reagem com alguns dos elementos presentes na urina. A tabela com resultados para comparação vem na embalagem das fitas. Com esse exame e o microscópico pode-se verificar a densidade, pH, glicose, proteínas, eritrócitos ou hematúria (Presença de sangue na urina, podendo ser ou não perceptível), leucócitos, cetonas, urobilinogênio, bilirrubina, nitrito, cristais, cilindros e células do epitélio.


Urina de 24 horas: Esse exame é usado para avaliações de alteração das vias renais.
A coleta acontece num período de 24 horas, tendo que escolher um intervalo confiável para que a urina seja coletada. No primeiro dia, por exemplo, às 6 horas da manhã você despreza toda a primeira urina até esvaziar a bexiga. Essa primeira urina deve ser desprezada, por que ela não foi produzida ás 6 horas desse dia, e sim durante toda a madrugada. Quando você desprezar a primeira urina, anote a hora exata, pois você irá urinar sempre no recipiente durante as próximas 24 horas, o exame irá acabar no dia seguinte na mesma hora que você anotou. Toda a urina que você fizer durante essas 24 horas seguidas, deve ser armazenada neste mesmo recipiente, caso você urine muito, peça ao laboratório outro recipiente, não importa a quantidade e qualquer gota que seja é importante, por tanto, mesmo que no banho dê vontade de urinar, pare tudo e vá até o recipiente e urine normalmente. Qualquer quantidade da urina que foi perdida é importante, pois qualquer que seja o volume desprezado pode causar erro no exame. Caso ocorra de você esquecer, o indicado é parar o exame e continuar no dia seguinte, no mesmo esquema de coleta. Você deve urinar normalmente até a hora anotada no dia seguinte, caso você tenha acordado mais cedo e tenha urinado, procura ingerir água para que possa urinar pela ultima vez às 6 horas no recipiente, para que seja completado o ciclo das 24 horas. O recipiente deve ser armazenado dentro de uma sacola na geladeira por até 48 horas. Porém, quanto mais rápido você lavar a urina ao laboratório, mais confiável será o resultado do seu exame.

Urocultura ou urinocultura – É um exame utilizado para detectar infecções urinárias, causadas pela presença de bactérias. Nós que trabalhamos na área da saúde, sabemos que os rins e a bexiga são locais estéreis, portanto não existe microbiota presente. A identificação de bactérias que não façam parte da microbiota da uretra no exame é de caráter de infecção urinária. 
O exame é feito a partir do momento em que se inocula a urina em meios próprios para o crescimento bacteriano, o que nós chamamos de meios de cultura. Caso ocorra a presença de bactérias em 48 horas, faz-se a visualização dessas colônias, a identificação da mesma, para que possamos saber quais os tipos de bactérias cresceram e realizamos o antibiograma, que é um teste para saber quais antibióticos devem ser usados para combater esta infecção.



                                             

Texto escrito e editado por John Jr e Layele Dias.


2 comentários:

  1. Afinal de contas, o EAS é ou não necessário que se colete a primeira urina do dia, pq na explicação diz que não é necessário e depois que normalmente se pede que seja, ou seja, é ou não opcional essa questão???

    ResponderExcluir
  2. Desculpe amigo, está mesmo contraditório, já concertamos... O certo seria: Primeira urina da manhã com o desprezo do primeiro jato. Obrigado pela observação!

    ResponderExcluir