Proteinúria |
A urina é resultado de tudo que nós excretamos e do que não nos serve mais. Porém, proteínas podem ser excretadas junto com a urina, o exemplo mais comum é a albumina, a proteína que existe em maior quantidade em nosso sangue e que pode ser liberada na urina numa quantidade diária em torno de 30mg. Quantidades pequenas de proteína totais também podem ser liberadas, como algo em torno de 150mg/dia. Sendo 30mg de albumina, o restante pode ser imunoglobulinas e aminoácidos. Então, chamamos de proteinúria quando o total de proteínas liberadas na urina ultrapassa 150mg/dia.
Hematúria |
Assim como chamamos de hematúria uma quantidade alta de hemácias ou eritrócitos liberados na urina. Microalbuminúria é uma quantidade de albumina entre 30 e 300 mg em 24 horas. Pode-se ter microalbuminúria com a presença ou não de proteinúria. Quando um médico se depara com um resultado acima do desejado ele pede outro exame pra confirmar. Quando vemos um resultado oficial de proteinúria, temos em mente um problema renal ou um problema como uma lesão na filtração do sangue que é feita pelos glomérulos, o que é comum em pacientes diabéticos, isso pode levar a insuficiência renal crônica. Em um resultado abaixo de 300mg/dia não há sintomas, acima de 3000mg/dia temos uma síndrome nefrótica.
A síndrome nefrótica sempre vem acompanhada da presença de urina espumosa, edema, albumina baixa no sangue, pois essa proteína está sendo liberada em altas quantidades na urina, além de colesterol muito elevado. No entanto, deve-se ter cuidado na hora de ir ao banheiro, muitas vezes no vaso sanitário, é possível encontrar alguns tipos de sabonetes que em contato com a água podem produzir espuma ou mesmo por ter sabão na água. Uma pessoa normal pode ter uma urina com espuma, só que em poucas quantidades, pois é comum verificar uma urina espumosa depois de fazer sexo, atividades físicas intensas ou logo pela manhã, porém não todos os dias.
Texto e edição: John Jr e Layele Dias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário