17 de nov. de 2011

Histoplasmose

       A histoplasmose é uma micose sistêmica  que afeta os órgãos, causada pelo fungo Histoplasma capsulatum, é um fungo que vive na natureza de forma livre e que se reproduz assexuada quando apresenta-se na sua forma leveduriforme e sexuada quando apresenta-se como Emmonsiella capsulata. A espécie sexuada multicelular é um ascomicota que gostam de solo com alto teor de nitrogênio ou como as cavernas de morcegos, os Zonas de cidades com alto número de pombos ou galinheiros. Essa fungemia geralmente é assintomática permitindo eu o agente parasite todos os tecidos do sistema monocítico histiocitário, a exemplo de pulmões, fígados, baço, linfonodos e estruturas linfáticas do tubo digestivo. A histoplasmose pode ser dividida das seguintes formas. Histoplasmose no hospedeiro normal dividida em primo infecção assintomática e infecção pulmonar aguda. Histoplasmose em pacientes com doenças pulmonar obstrutiva crônica ( DPOC ) correspondento a histoplasmose pulmonar crônica cavitária Histoplasmose no hospeteiro imunocomprometido correspondendo a histoplasmose disseminada aguda ou sobaguda. Doença mediada imunologicamente a primo infecção assintomática representa a maior parte das infecções primárias e é reconhecida pela viragem da prova cutânea com histoplasmina de negativa para positiva as alterações clínicas no hospedeiro não é vista a infecção pulmonar aguda corresponde a primo infecção sintomática, diagnosticar e tratar adequadamente os casos, observar profissões de riscos e possibilidades de associação com imunodepressão.

Histoplasma capsulatum

O Histoplasma capsulatum esta presente no solo rico em substâncias orgânicas com pH ácido, especialmente com fezes de aves e outros animais como morcegos e cães.

Formas clínicas da doença: Assintomática, pulmonar e disseminada.

Assintomática: Cerca de 90 a 95% dos casos
Pulmonar: Sintomas de gripe que podem percistir e tornar-se mais graves. Pode ocorrer tosse persistente, perca de peso e eritema
Disseminada: Acomete 1 para cada 50.000 casos de infecção pulmonar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário