6 de set. de 2011

Bebidas isotônicas, saiba como usar

Bebidas isotônicas, saiba como usar

Bebida isotônica é um repositor hidroeletrolítico, elaborado para repor carboidratos, sais minerais, líquidos e eletrólitos perdidos em atividades físicas ou em uma desidratação devido a vômitos e diarréias, nesse caso por recomendação médica. Essa reposição ocorre porque a concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo podendo ser incorporados e transferidos para a corrente sanguínea através do processo osmótico.


Mas será que esse tipo de bebida no dia a dia é realmente saudável?

Uma garrafa de 500 ml de possui 30g de carboidratos, 60 mg de potássio, 210 mg de cloreto, 225 mg de sódio. Logo após ter feito atividade física, uma pessoa perde água e sais minerais através do suor, nesse caso a bebida isotônica é indicada, pois irá reidratar rapidamente.
Porém, se a pessoa sempre consumí-las sem praticar atividades físicas irá alterar os valores de sais mineiras no organismo. Portanto o efeito do isotônico pode ocorrer ao contrário, e a pessoa se sentir indisposta. O seu uso excessivo pode também reter líquido, devido ao valor de sódio, aumentando a quantidade de água na corrente sanguínea, consequentemente elevando a pressão. Pessoas hipertensas, especialmente, devem evitar esse tipo de bebida. Vale lembrar também que essa bebida possui um valor calórico significativo, portanto seu excesso pode elevar o peso. Use isotônicos com cautela, pois todo excesso é prejudicial.

Texto: Carina Reis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário