A presença de sangue no esperma nem sempre pode ser indicativo de uma doença grave ou tumores. Muitas vezes ao ejacular o homem percebe o esperma um pouco avermelhado, podendo aparecer também numa cor amarronzada. O sêmen é produzido pelas vesículas seminais, às vesículas são duas bolsas que contem pequenos vasos sanguíneos que em casos de hipertensão podem estourar e causar a hemospermia, nome dado ao aparecimento de sangue no esperma.
A hemospermia geralmente dura poucos dias e podem também estar relacionadas às doenças benignas do trato urinário. Outra causa também importante são as infecções bacterianas na próstata e vesículas seminais, chamadas de “prostato-vesiculites”, que são causadas por bactérias que vivem de forma comensal no nosso intestino.
Os pacientes que tiveram infarto do coração ou quadros parecidos, não devem assustar-se também, pois, a hemospermia pode aparecer, já que estes pacientes fazem uso de anticoagulantes ou anti-adesivos plaquetários, o que pode facilitar o rompimento de algum vaso no momento da ejaculação. Algumas vezes ainda os pacientes estão com hemospermia, mas não possuem pressão alta, não estão fazendo uso de medicamentos. Nestes casos dar-se o nome de hemospermia idiopática, já que não se sabe ou não se conhece a origem deste sangramento. Alguns médicos acreditam que pequenos cálculos na vesícula ou na próstata possa causar este sangramento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário