Espermograma
O espermograma é o exame mais usado para constatar a infertilidade masculina e consiste na análise do sêmen. Também se pode avaliar com o espermograma, o funcionamento das glândulas seminais e avaliação pós-vasectomia. É um exame simples, que avalia as características físico-químicas, a motilidade, viscosidade, morfologia, concentração.
A coleta é feita no próprio laboratório, nunca é aconselhado se fazer a coleta em casa, só em casos extremos, quando o paciente não consegue realizar a coleta no ambiente laboratorial. Quando a coleta é feita em casa, alguns laboratórios fornecem uma camisinha especial, ou por relação sexual interrompendo-a na hora da ejaculação.
O paciente deve ficar de abstinência sexual de pelo menos 3 dias. O ideal é de 5 dias, nunca ultrapassando 7 dias. Na hora da coleta o paciente é encaminhado a uma sala especial, recebe algumas revistas, ou outros tipos de material erótico. Deve-se sempre lavar bem as mãos antes e depois da coleta, bem como lavar e fazer a limpeza adequada do pênis.
Determinações da OMS para análise do sêmen
- Volume:
2,0 a 5,0ml – Normospermia
Ausência de ejaculação – Aspermia
< 2,0ml – Hipospermia
>5,0 – Hiperespermia.
- pH:
7,0 a 8,0
- Número de espermatozóides:
acima de 20.000.000/ml = NORMOZOOSPERMIA.
abaixo de 20.000.000/ml= OLIGOZOOSPERMIA.
AUSÊNCIA DE ESPERMATOZÓIDES = AZOOSPERMIA.
ACIMA DE 200.000.000/ml = POLIZOOSPERMIA.
- Motilidade:
Maior ou igual a 25%, categoria A, ou maior que 50%, categoria A e B=NORMAL.
Motilidade abaixo de 25%, categoria A=ASTENOZOOSPERMIA.
- Vitalidade:
Normal > 50% de SPTZ vivos.
Acima de 75% de espermatozóides mortos = NECROZOOSPERMIA.
- Leucócitos:
Normal, quando se encontram menos de 1.000.000/ml.
Acima de 1.000.000 de leucócitos/ml = LEUCOSPERMIA.
- Bioquímica:
Ácido cítrico (avaliação da função prostática): 52 mmol (equiva lentes a 10mg ou mais por ejaculado).
Frutose (avalia a função das vesículas seminais) segundo a OMS 13 mmol por ejaculado.
- Eritrócitos:
No exame não pode ocorrer a presença de eritrócitos. A presença dessas células é chamada de hematospermia. A presença de sangue na ejaculação é uma das causas que deixam os homens bastante preocupados. Pode ser proveniente de um problema simples, porém deve sempre ser investigado, pois pode ser algo mais sério. Algumas vezes o sangue não é visível no momento da ejaculação, mas surgem outros sinais e sintomas que podem indicar a presença de sangue, como dores e desconforto no momento da ejaculação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário